A nossa história

A Igreja Evangélica Alemã de Lisboa (abrev.: DEKL – Deutsche Evangelische Kirchengemeinde Lissabon) é uma das mais antigas paróquias protestantes alemãs no estrangeiro.

A primeira homilía do Padre holandês Johannes Schiving se encontra no arquivo
A primeira homilía do Padre holandês Johannes Schiving se encontra no arquivo

 

 

 

A DEKL foi fundada em 1761, seis anos apenas após o devastador terramoto de 1755, por comerciantes protestantes (na sua maioria, oriundos das cidades hanseáticas do norte da Alemanha, como Hamburgo, Bremen e Lübeck), tendo na época sido apoiada e protegida pelas Legações da Holanda e da Dinamarca.

 

Durante mais de cem anos não possuía igreja própria, tendo os serviços religiosos lugar, inicialmente nas respectivas capelas dos citados estados protectores, mais tarde em escritórios de comerciantes alemães e na Escola Alemã de Lisboa.

 

A nossa igreja no ano da sua inauguração em 1934
A nossa igreja no ano da sua inauguração em 1934

Durante as invasões napoleónicas, deixou praticamente de existir, retomando a sua actividade regular em 1818. A primeira capela propriedade da DEKL foi construída com apoios financeiros de uma confraria alemã ainda hoje existente, a Associação de S. Bartolomeu dos Alemães de Lisboa. As trágicas consequências da Primeira Guerra Mundial levaram ao exílio da DEKL para Madrid, de onde só regressou em 1920, vendo os seus bens e haveres confiscados pelo governo português. A actual igreja e a casa paroquial em Palhavã foram inauguradas a 04 de Novembro de 1934.

Com projecto de Professor Otto Bartning, um dos mais importantes arquitectos religiosos alemães do século XX, os edifícios da igreja e casa paroquial, circundados por frondosos pátios e jardim, em Palhavã, Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 48-50, foram inaugurados em 1934.

O interior despojado, quase austero, reduzindo a simbologia religiosa ao essencial, sob forma da grande cruz de madeira no centro do altar, é atenuado pelas tonalidades quentes das doze grandes janelas policromáticas. Tanto na entrada como no seu interior, o arquitecto incorporou elementos arquitectónicos portugueses que atestam a estreita ligação entre os dois países.

Orgulhamo-nos do nosso sino - o único "sino protestante" a chamar pelo culto na península ibérica
Orgulhamo-nos do nosso sino - o único "sino protestante" a chamar pelo culto na península ibérica

A DEKL tem a seu cargo um dos mais antigos cemitérios públicos de Lisboa (anterior em 2 anos à abertura do cemitério dos Prazeres). Ao longo da sua história de mais do que 250 anos, a DEKL tornou-se a comunidade religiosa tradicional de muitas gerações de cidadãos alemães em Lisboa e em Portugal. Simultaneamente, tem sido uma comunidade de acolhimento para numerosas pessoas que chegaram a Portugal por razões de ordem profissional ou particular.

 

Com cerca de 300 paroquianos inscritos e aproximadamente 150 visitantes oriundos do círculo de amigos desta comunidade, a DEKL é o interlocutor de aprox. 2.000 – 3.000 cidadãos alemães na Grande Lisboa. As responsabilidades paroquiais englobam, para além da sede em Lisboa, as comunidades protestantes alemãs do Porto, do Algarve e da Madeira, cada uma das quais com os seus próprios ministros.