A nossa comunidade empenha-se na assistência a cidadãos alemães sem-abrigo que vêm dar a Lisboa. São os motivos mais variados que fazem com que pessoas na Alemanha percam a estabilidade, o seu ambiente, o emprego ou muito simplesmente, a orientação. Como ponto final duma odisseia pelas estradas de França e Espanha acabam por vir parar a Lisboa, onde o mar, de algum modo, lhes barra o caminho. Quando, ao fim de vários contactos, nasce algo como um primeiro sentimento de confiança, podemos então procurar em conjunto caminhos e possíveis soluções. Frequentemente, este acompanhamento resulta num apoio ao regresso à Alemanha – para um ambiente aí arranjado por intermédio de Lisboa.
Os custos inerentes são normalmente partilhados de forma desburocratizada e em coordenação com a Irmandade de S. Bartolomeu, a qual se dedica, há mais de 700 anos, à assistência social aos alemães em necessidade, na região de Lisboa.
Aliás, da história da Comunidade constam frequentes casos de assistência a alemães sem-abrigo. Esta parece ter sido, desde sempre, uma das suas tarefas.