Igreja e Escola – ligadas não só pela história

O gigante vermelho no telhado da escola
O gigante vermelho no telhado da escola

Desde sempre, o protestantismo deu grande importância à instrução. Isso está fundamentado na história da igreja, tendo as suas raízes, a par de Martinho Lutero, sobretudo em Filipe Melanchton: foi ele o grande “professor” da Reformação. A Melanchton se deve a estruturação e sistematização das ideias e visões de Lutero. A ideia era que os homens soubessem entender cada vez mais (e não apenas ouvir dizer) aquilo que representa ser cristão.

 

A Escola Alemã de Lisboa foi fundada em 1848 pelo nosso Pastor Dr. Karl Friedrich Schütze. Na altura, o seu propósito era contrariar o manifesto desaparecimento da língua alemã, em Lisboa, o que se tornava prejudicial para a vida da comunidade paroquial. Tendo arrancado então com apenas 6 alunos alemães, a DSL (Escola Alemão de Lisboa) é hoje uma grande e moderna escola alemã no estrangeiro, contando com quase 1000 alunos. Em 2010, após inspecção minuciosa por uma comissão enviada da Alemanha, foi distinguida com o predicado “Escola Alemã no Estrangeiro de Excelência”.

Em 2011, a escola adquiriu um presépio que ficou exposto no pátio da escola durante o período do Advento. Na véspera  de Natal, passou a enfeitar a nossa igreja.
Em 2011, a escola adquiriu um presépio que ficou exposto no pátio da escola durante o período do Advento. Na véspera de Natal, passou a enfeitar a nossa igreja.

Desde há muito que deixou de ser uma escola protestante. Permaneceu porém uma relação amistosa não fundamentada apenas na história. Tal como em muitas escolas alemãs do estrangeiro e paróquias de todo o mundo, também em Lisboa o pastor é responsável pelo ensino da disciplina de Religião protestante. Este facto possibilita à nossa comunidade um estreito contacto com os alunos protestantes, muitos deles simultaneamente confirmandos. Para estas crianças, a ligação Escola & Igreja é uma bênção: durante vários anos é-lhes dado testemunhar que o ensino da religião e a fé vivida podem andar de mão dada.

Num espírito de comunhão ecuménica, os responsáveis pelas disciplinas de Religião também organizam cultos escolares e celebram cerimónias religiosas na vizinha igreja de Telheiras.

A boa relação de parceria entre escola e igreja também fica patente noutros eventos: em 2008, a DSL festejou os 160 anos da sua existência na nossa igreja. E por ocasião dos 250 anos da nossa comunidade, em 2011, o teatro satírico de pastores Humor Negro realizou-se na Aula Magna da escola. (-> A nossa história -> 250 anos DEKL)

Daqui vai um sincero Obrigado pela abertura e espírito de cooperação da DSL. Assim dá gosto ser escola, ser igreja!

 

->  www.dslissabon.com