Apoio a projectos sociais

Impressões do Bairro da Serafina 2011
Impressões do Bairro da Serafina 2011

 

Nos anos setenta do século passado começaram a nascer relações de parceria com a paróquia católica vizinha, no Bairro da Serafina. Os primeiros a criar os contactos foram o nosso então Pastor Georg Laitenberger e a sua mulher Helga. Na altura, a Serafina era um dos bairros de miséria de Lisboa, nascida numa colina, nos anos cinquenta, em consequência do abandono rural. Muitas das casas e barracas eram de construção precária, tal como o equipamento sanitário, muitas barracas havia onde nem se conseguia chegar de carro, muitas também sem electricidade. Assim, os primórdios consistiram em levar comida regularmente aos mais destituídos.

Torre da igreja da paróquia da  Serafina
Torre da igreja da paróquia da Serafina

O então jovem padre, Cónego Francisco Crespo, começou por construir um centro social. Nessa tarefa, foi significativamente apoiado graças aos contactos com a nossa comunidade. Os donativos não paravam de chegar, sobretudo da antiga paróquia do Pastor Laitenberger, São Bonifácio, em Hamburgo. Ao longo dos anos, terão sido canalizados para a Serafina perto de 100.000 €. Mantemos até aos dias de hoje um fraterno contacto com a Paróquia de São Vicente de Paulo e com o Padre Crespo. Nunca cessámos de apoiar o trabalho desta paróquia católica nossa vizinha: nasceram entretanto, um jardim infantil, um centro juvenil, um lar de idosos, um centro de dia para as pessoas do bairro, e … uma lindíssima e grande igreja. Hoje em dia, esta paróquia desenvolve a sua acção no Bairro da Serafina como um luminoso centro da solidariedade humana. Ali, a palavra de Deus não foi, nem é, apenas construída com pedras, mas sim, vivida. Quem atravessar o bairro senti-lo-lá.


Habitantes do Centro de Apoio Social do Pisão, Cascais
Habitantes do Centro de Apoio Social do Pisão, Cascais

Para além da parceria com a paróquia da Serafina, há cerca de dez anos mantemos contacto com o Centro de Apoio Social do Pisão. O centro dá guarida a cerca de 270 homens e 75 mulheres que já não têm, ou não encontram, outro lugar onde ficar. Geridos pela Misericórdia de Cascais, os cuidadores de ambos os sexos dedicam-se de forma admirável aos doentes de Sida, deficientes mentais, sem-abrigo, tóxico-dependentes e pessoas com problemas do foro psíquico, e que (já não) podem participar da vida em sociedade. Para muitos, o Centro é o marco da última fase da sua vida. Alguns há que já vivem nesta instituição desde há décadas. A nossa paróquia auxilia, na medida das suas possibilidades, com donativos em espécie, com vestuário e donativos financeiros. Se bem que não tenhamos possibilidade de nos empenhar pessoalmente, o interesse com que acompanhamos o difícil trabalho desta instituição tem um valor alto.