Assistência a pessoas necessitadas e sem-abrigo

A nossa comunidade empenha-se na assistência a cidadãos alemães sem-abrigo que vêm dar a Lisboa. São os motivos mais variados que fazem com que pessoas na Alemanha percam a estabilidade, o seu ambiente, o emprego ou muito simplesmente, a orientação. Como ponto final duma odisseia pelas estradas de França e Espanha acabam por vir parar a Lisboa, onde o mar, de algum modo, lhes barra o caminho. Quando, ao fim de vários contactos, nasce algo como um primeiro sentimento de confiança, podemos então procurar em conjunto caminhos e possíveis soluções. Frequentemente, este acompanhamento resulta num apoio ao regresso à Alemanha – para um ambiente aí arranjado por intermédio de Lisboa.

Emblema da Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa
Emblema da Irmandade de S. Bartolomeu dos Alemães em Lisboa

 

Os custos inerentes são normalmente partilhados de forma desburocratizada e em coordenação com a Irmandade de S. Bartolomeu, a qual se dedica, há mais de 700 anos, à assistência social aos alemães em necessidade, na região de Lisboa.

Aliás, da história da Comunidade constam frequentes casos de assistência a alemães sem-abrigo. Esta parece ter sido, desde sempre, uma das suas tarefas.