Actividade Social / Diaconia

 

O que fizestes a um dos menores dos meus irmãos,

foi a mim que o fizestes.

 

Mateus 25,40b


Uma comunidade religiosa, e com ela os seus paroquianos, não se deveriam distinguir apenas por uma convivência fraterna, e por conseguinte, social – mas igualmente por uma acção de diaconia virada ao exterior. No âmbito da igreja, o conceito proveniente do grego διακονία significa: “serviço” ao próximo, do qual Cristo nos incumbe. São suas características: a dedicação carinhosa, a acção voluntária e sem retribuição, o reconhecimento que somos chamados por Deus para este serviço. Como cristãos, é sobretudo na apocalipse do Evangelista Mateus, no capítulo 25, que vemos consagrada esta incumbência: Dai de comer aos famintos, acolhei os estrangeiros, visitai os doentes, ide ter com os prisioneiros.

Uma paróquia e os seus membros são chamados aqui a dar o exemplo. Enquanto uns vivem o serviço no seu ambiente quotidiano, outros empenham-se directamente através da paróquia.

No período da fundação da nossa comunidade, a acção diacónica acontecia essencialmente em colaboração com a Irmandade de São Bartolomeu que desde o século treze (!) se dedica aos alemães necessitados, em Lisboa (hoje também para além da capital). Entre esta Irmandade e a nossa comunidade continua a existir até aos nossos dias uma relação de amizade e parceria. Frequentemente, repartimos as despesas com algum caso social. Desde 2009, a Irmandade e a comunidade são os dois representantes dum Ano Diacónico em Lisboa.

Antigamente, a nossa paróquia também empregava uma enfermeira comunitária. O facto consta nos nossos arquivos já em relação ao período anterior à primeira Guerra Mundial. Exceptuando algumas interrupções, até aos anos sessenta sempre trabalhou na nossa comunidade uma enfermeira. Fazia visitas domiciliárias, tratava dos doentes e assegurava muitas vigílias nocturnas. Ao longo de muitos anos, a enfermeira comunitária estava integrada no trabalho da Casa de Saúde Alemã da Palhavã, contígua à nossa igreja. Esse serviço constituíu em grande parte a alma e o coração da paróquia.

 

Hoje encontram-se, organizados através da nossa comunidade, diversos serviços sociais que aqui apresentaremos individualmente. Tendo como pano de fundo a difícil situação económica de Portugal somos chamados a reforçar a atenção às pessoas atingidas por novas formas de carência – e para as quais, como comunidade, também queremos e devemos estar presentes, com o melhor do nosso esforço.