Festejar a vida

Através dos cultos dominicais ao longo do ano litúrgico, bem como da oferta diversificada de eventos, a nossa comunidade pretende ser uma presença constante para todos quantos chegam até nós.

É para nós uma alegria muito especial poder acompanhar as famílias por ocasião das festas especiais na sua vida. Destas, fazem parte a celebração do baptismo, o período da confirmação, os casamentos, e também os serviços religiosos pelos falecidos. Os nossos pastores estão inteiramente abertos a celebrar tais cultos com pessoas que não pertençam à nossa comunidade. São frequentemente famílias que vivem na Alemanha – mas que, por motivos pessoais, pretendem que os filhos sejam baptizados em Portugal, ou que o seu casamento se realize aqui.

Para os membros da comunidade, estas serviços litúrgicos ocasionais (em alemão: Kasualien) são gratuitos. Não-membros apoiam o trabalho na nossa paróquia através de uma taxa de serviços ocasionais (vidé Finanças e Serviços).

Estamos inteiramente abertos a celebrar cultos multilingues: poderemos cantar e orar em alemão, em português ou também em inglês.

A nossa pia baptismal (1934)
A nossa pia baptismal (1934)

 

 

 

Os Baptizados poderão ser celebrados integrados no culto dominical, às 11,00 horas.

No entanto, a pedido também poderemos celebrar um serviço religioso especialmente com a família do baptizando, noutra data e hora.

 


Confirmação 2012
Confirmação 2012

 

 

 

O Período de Confirmação inicia-se com jovens do 7º ano escolar, sendo a confirmação celebrada sensivelmente após um ano e meio, no Domingo de Ramos (vidé também Período de Confirmação).


 

Os nossos pastores terão todo o gosto em celebrar convosco Casamentos protestantes – ou serem os representantes protestantes numa celebração ecuménica. O casamento poderá ser celebrado na nossa igreja ou noutro local de culto – ou então, num sítio diferente.

 


 

Finalmente, a nossa comunidade acolhe as famílias que têm de despedir-se de um familiar. Cultos fúnebres com urna poderão ser celebrados na nossa igreja. Na Capela do nosso Cemitério Protestante Alemão, a despedida poderá ocorrer em presença do caixão.


 

Se quiser colocar alguma questão àcerca das celebrações da sua vida, pode dirigir-se a um dos nossos pastores, ou ao nosso secretariado paroquial. Terão todo o gosto em ajudá-lo.

Aqui se encontra inscrições e formulários (em alemão).