Somos uma comunidade evangélica (protestante) de língua alemã ...

... que tem laços contratuais com a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD). Desde 1934, a nossa igreja, a residência / centro paroquial e o convidativo jardim estão implantados mesmo ao lado da Praça de Espanha, em Lisboa. Se naquela época nos situavamos quase às portas da cidade, hoje somos um oásis bem no centro da capital portuguesa. Embora sediados mesmo ao pé duma saída do Metro lisboeta e duma grande avenida, oferecemos, através duma vida paroquial multifacetada, um local onde se pode recarregar a alma.

 

Somos História

A nossa paróquia é uma das mais antigas comunidades evangélicas existentes fora do território alemão: em 2011 celebrámos os 250 anos de existência. Mantemos o único cemitério alemão da Península Ibérica – e regozijamo-nos que, do alto da torre da nossa igreja, o único sino duma igreja evangélica em Portugal convoque os fiéis para o serviço religioso. A igreja e o centro paroquial foram projectados no início da década de 1930 pelo Prof. Otto Bartning, arquitecto então de grande renome mundial. Temos orgulho na nossa história e tradição. Vemo-nos, no entanto, como uma comunidade moderna, tolerante, aberta e receptiva à inovação.

 

Somos Igreja

O culto dominical em língua alemã constitui o ponto fulcral da nossa comunidade. Os livros de cânticos, um clássico e outro, moderno, exemplificam que gostamos da música sacra tradicional, mas também de novas canções. O “cafézinho” oferecido a seguir, no centro paroquial, dá ensejo a um primeiro contacto: é com prazer que saudamos cada rosto novo. Muitos dos nossos paroquianos são oriundos de famílias radicadas em Portugal há várias gerações. Mas também existem muitas famílias que estão nesta cidade apenas por alguns anos e procuram o contacto. Liga-nos a alegria da vivência multifacetada da nossa fé cristã. Pretendemos que cada um encontre algo que o preencha. Queremos oferecer às pessoas uma pátria espiritual. Sinta-se como em sua casa, Você também.

 

O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem.

Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, rivalizando-vos em atenções recíprocas.

Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor.

Sede alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.

Mostrai-vos solidários com o vosso próximo em suas necessidades, prossegui firmes na prática da hospitalidade.

Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.

Mantende um bom entendimento uns com os outros; não sejais pretensiosos, mas acomodai-vos às coisas humildes. Não vos considereis sábios aos próprios olhos.

A ninguém pagueis o mal com o mal. Empenhai-vos em fazer o bem diante de todos.

Na medida do possível e enquanto depender de vós, vivei em paz com todos.

 

Romanos 12, 9-18