Desde sempre, o protestantismo deu grande importância à instrução. Isso está fundamentado na história da igreja, tendo as suas raízes, a par de Martinho Lutero, sobretudo em Filipe Melanchton: foi ele o grande “professor” da Reformação. A Melanchton se deve a estruturação e sistematização das ideias e visões de Lutero. A ideia era que os homens soubessem entender cada vez mais (e não apenas ouvir dizer) aquilo que representa ser cristão.
A Escola Alemã de Lisboa foi fundada em 1848 pelo nosso Pastor Dr. Karl Friedrich Schütze. Na altura, o seu propósito era contrariar o manifesto desaparecimento da língua alemã, em Lisboa, o que se tornava prejudicial para a vida da comunidade paroquial. Tendo arrancado então com apenas 6 alunos alemães, a DSL (Escola Alemão de Lisboa) é hoje uma grande e moderna escola alemã no estrangeiro, contando com quase 1000 alunos. Em 2010, após inspecção minuciosa por uma comissão enviada da Alemanha, foi distinguida com o predicado “Escola Alemã no Estrangeiro de Excelência”.
Desde há muito que deixou de ser uma escola protestante. Permaneceu porém uma relação amistosa não fundamentada apenas na história. Tal como em muitas escolas alemãs do estrangeiro e paróquias de todo o mundo, também em Lisboa o pastor é responsável pelo ensino da disciplina de Religião protestante. Este facto possibilita à nossa comunidade um estreito contacto com os alunos protestantes, muitos deles simultaneamente confirmandos. Para estas crianças, a ligação Escola & Igreja é uma bênção: durante vários anos é-lhes dado testemunhar que o ensino da religião e a fé vivida podem andar de mão dada.
Num espírito de comunhão ecuménica, os responsáveis pelas disciplinas de Religião também organizam cultos escolares e celebram cerimónias religiosas na vizinha igreja de Telheiras.
A boa relação de parceria entre escola e igreja também fica patente noutros eventos: em 2008, a DSL festejou os 160 anos da sua existência na nossa igreja. E por ocasião dos 250 anos da nossa comunidade, em 2011, o teatro satírico de pastores Humor Negro realizou-se na Aula Magna da escola. (-> A nossa história -> 250 anos DEKL)
Daqui vai um sincero Obrigado pela abertura e espírito de cooperação da DSL. Assim dá gosto ser escola, ser igreja!