Igreja Evangélica Alemã em Portugal

 

 

Hoje em dia, vivem protestantes de língua alemã em todo o território português. A par da nossa paróquia na capital, celebram-se serviços religiosos no Porto, na Madeira bem como no Algarve.

As paróquias nas grandes cidades de Lisboa e do Porto são autónomas e têm já uma longa tradição. As paróquias da Madeira e do Algarve estão associadas à paróquia de Lisboa, tendo sido constituídas em data muito posterior. Todas as paróquias têm um vínculo associativo com a Evangelische Kirche in Deutschland (EKD), o Organismo Central da Igreja Evangélica na Alemanha.

Para além disso, existe uma interligação histórica e pessoal entre as mesmas.

 

  • A paróquia de Lisboa publica o Bote aus Lissabon ("O Mensageiro de Lisboa"), um boletim para os cristãos protestantes de língua alemã em Portugal, no qual as quatro paróquias têm o seu espaço próprio.
  • Uma vez por ano, as paróquias encontram-se para um retiro comum, alternando o local de encontro.
  • Em ocasiões festivas, como por exemplo, em efemérides ou, ainda, em viagens organizadas por uma paróquia participam representantes das outras.

 


Igreja Evangélica no Porto

Centro Paroquial em Vila Nova de Gaia
Centro Paroquial em Vila Nova de Gaia

A Igreja Evangélica do Porto foi fundada em 1901 e é uma paróquia evangélica autónoma que tem, desde 1956, um vínculo contratual com a EKD.

O responsável pela paróquia é um pastor jubilado que é destacado pela EKD por um período de um a três anos. Está em contacto direto com a paróquia de Lisboa.

Os cultos celebram-se, regra geral, duas vezes por mês, às 10h30, no Centro Paroquial de Vila Nova de Gaia, inaugurado em 2003. Neste centro realizam-se também outras atividades da comunidade.

Mais informações encontram-se no blogue da paróquia:

http://dekporto.blogspot.com/


Paróquia Evangélica da lingua alemã da Madeira

A comunidade da Madeira foi fundada em 1987, como paróquia afiliada da Igreja Evangélica Alemã de Lisboa. No Outono de 2012 celebrou os seus 25 anos de existência, com um extenso programa festivo.

 

Graças aos seus múltiplos contactos ecuménicos, a DEKM constitui um testemunho de identidade protestante na Ilha da Madeira, destino turístico de eleição, como interlocutor de cristãos protestantes de língua alemã, quer visitantes quer residentes.

 

A pastora da comunidade, Ilse Everlien Berardo, vem exercendo esta função, de forma graciosa, desde a sua fundação. 

Pastora Ilse Berardo, Funchal

Tel. : 00351- 291 765 913

ev.kirchemadeira@netmadeira.com

 

Presidente do conselho da paróquia: Stefanie Seimetz
casa-vital@sapo.pt

 

Os cultos celebram-se quinzenalmente na Igreja Presbiteriana (Igreja Escocesa),

Rua Conselheiro Ribeiro 47, Funchal. Consulte o mapa:

 


Paróquia Evangélica da lingua alemã no Algarve

Nossa Senhora da Encarnação
Nossa Senhora da Encarnação

A paróquia do Algarve, que tem uma grande abertura ecuménica, foi fundada em 1992 como paróquia associada à Igreja Evangélica de Lisboa.

Nos meses de Setembro a Junho, a Evangelische Kirche in Deutschland (EKD) destaca um pastor jubilado para exercer o ministério pastoral no Algarve, abrangendo a sua função a assistência religiosa tanto a residentes como a turistas. Nos meses de Julho e de Agosto, estas funções são desempenhadas por leigos.

A paróquia é hóspede da igreja católica de Nossa Senhora da Encarnação na vila de Carvoeiro, uma estância turística muito procurada. Esta capela tem uma localização privilegiada sobre uma falésia com uma vista deslumbrante para o mar. Os serviços religiosos celebram-se aos Domingos: nos meses de Setembro e de Outubro, às 18h00, de Novembro a Fevereiro, às 16h00, de Março a Junho, às 18h00 e, em Julho e Agosto, no 1º e 3º Domingo do mês, às 18h00.

Para mais informações queira consultar a homepage da paróquia:

http://www.deka-algarve.com/